Le Morne Brabant

A paisagem cultural de Le Morne Brabant foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em julho de 2008. É uma das montanhas mais bonitas das Ilhas Maurício.

Tem uma altura de 556 metros e fica a sudoeste da ilha. Morfologicamente, também é de especial interesse, já que toda a montanha é uma única rocha basáltica.

Símbolo do passado

Além de por sua preciosa silhueta, a montanha também é famosa por seu passado. Ao longo dos séculos XVIII e XIX, foi utilizada como refúgio pelos escravos fugidos, conhecidos como cimarrones (em francês, “les marrons”).

Aproveitando as encostas mais íngremes e arborizadas de Le Morne, os cimarrones foram criando diversos assentamentos ao longo da montanha, tanto nas cavernas quanto no cume.

Hoje, a montanha representa o sofrimento dos milhares de escravos que habitaram as Ilhas Maurício; por esse motivo, chegou a ser conhecida como “la République de les Marrons”.

Quando, em 1835, aboliu-se a escravidão, a polícia foi à montanha para comunicar os escravos. Muitos deles, sem entender o que lhes queriam dizer, se suicidaram precipitando-se ao vazio.

Subir ao cume

Se você prefere montanha a praia, pode encontrar excursões que vão à metade da montanha e ao cume. A não ser que você queira subir apenas os primeiros 250 metros, não recomendamos ir por conta própria.