Flora e fauna das Ilhas Maurício
Quando os colonizadores irromperam nas Ilhas Maurício, provocaram o desaparecimento de milhares de animais e plantas. Apesar disso, Maurício continua sendo um verde paraíso cheio de vida.
Flora das Ilhas Maurício
Maurício possui uma flora muito rica e variada graças ao agradável clima da ilha. Existe uma grande variedade de flores, entre as que se destacam as buganvílias vermelhas e laranjas, loureiros, rosas, camélias, azaleias, hortênsias e orquídeas, bem como flores de lótus, hibiscos e nenúfares. Provavelmente, a flor mais bela de Maurício seja o antúrio, uma preciosa flor vermelha com aspecto brilhante.
Entre as árvores que crescem na ilha, destacam-se a grande figueira indiana, a casuarina, o vistoso flamboaiã, a canforeira, o ébano e diferentes espécies de palmeiras.
Uma das melhores formas de conhecer a flora das Ilhas Maurício é visitar o Jardim Botânico de Pamplemousses, um dos melhores que existem no mundo.
Fauna das Ilhas Maurício
Atualmente, existem poucas espécies autóctones das Ilhas Maurício. Isso porque, após a chegada dos colonos, foram muitos os animais extintos. Um dos animais desaparecidos mais conhecido é o dodô, um dos ícones de Maurício. Tratava-se de um enorme pássaro que não podia voar; por isso, foi uma presa fácil e desapareceu no século XVII.
Apesar da grande quantidade de animais que desapareceram após a chegada do homem, ainda é possível encontrar infinidade de aves, cervos, répteis e tartarugas-gigantes, que foram trasladadas de outros países.
A fauna mais chamativa das Ilhas Maurício é sem dúvida a que vive no oceano. Um anel de coral faz com que milhares de espécies animais e vegetais encham de cor e vida o arredor das ilhas.